Janeiro Branco: Mês da Saúde Mental
E qual é a importância de falar sobre saúde mental?
Assim como o Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, o Outubro rosa, que fala sobre a prevenção do câncer de mama, a Campanha Janeiro Branco, vem chamar atenção para a saúde mental e emocional do ser humano, com o intuito das pessoas refletirem sobre suas emoções. E que também os profissionais da saúde possam debater e planejar ações em prol a prevenção do adoecimento emocional da população.
E por que é importante cuidarmos das nossas emoções?
Precisamos falar sobre nossas emoções para não adoecermos. Quanto mais guardamos mágoas, ressentimentos e angústias, mais suscetíveis estaremos ao adoecimento emocional. Sentimentos que não foram verdadeiramente elaborados, como diz a música de Fagner... “sentimento ilhado, morto, amordaçado, volta a incomodar...” e podem voltar em qualquer fase da vida.
Portanto, falar sobre as emoções está ligado diretamente a ter saúde mental, bem-estar e qualidade de vida.
Ter Saúde mental é, entre outros fatores:
- Estar bem consigo mesmo e com os outros;
- Aceitar as exigências da vida; - Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida; - Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Não hesite em procurar um psicólogo (a), pois este profissional está habilitado para te acolher e promover seu autoconhecimento. Portanto: Dê voz a suas emoções!
Afinal, quem cuida da mente cuida da vida!
Que essa reflexão se perpetue de Janeiro a janeiro!
Uma boa semana a todos!
Obs.: O idealizador da Campanha Janeiro Branco é o Psicólogo Leonardo Abraão da cidade de Uberlândia, que vem difundindo o projeto e tornando lei em muitos estados: www.janeirobranco.com.br
Comments