Cuidando de Quem Cuida

psicologo-atendimento-para-cuidadores-psicologia-familiares

Atendimento a familiares e profissionais que cuidam de idosos.

​

Como funciona: atendimento presencial ou orientação psicológica online.

​

Para quem serve: cuidadores que estão enfrentando dificuldades e ou angústia nos cuidados com idosos.

​

* Por meio da psicoeducação podemos entender as demandas de cada doença em questão, bem como acolher os sentimentos despertados nesse cuidado.

Por que é importante falar sobre os sentimentos?

​

Simplesmente porque podemos adoecer tanto psicologicamente como fisicamente se não damos vasão ou voz aos sentimentos em geral.  Procurar ajudar não é sinal de fraqueza e sim de quem se preocupa com a saúde mental, ou seja, consigo mesma. Para cuidar do outro temos que cuidar da gente em primeiro lugar.

Projeto sobre a Doença Renal - Psiconefrologia

psiconefrologia-porto-alegre-petropolis-menino-deus

Psiconefrologia é uma área da psicologia que se ocupa do estudo em relação à adaptação social e psicológica dos pacientes renais, ou seja, a Psiconefrologia “representa a área de interface entre a psicologia e a nefrologia” (Diniz,2006,p.588) que se utiliza de referenciais teóricos da psicologia da saúde.

​

O que ofereço nesse projeto:

​

• Atendimento à pacientes com doença renal crônica em fases de pré e pós-transplante renal

• Atendimento a familiares desses pacientes renais

• Atendimento para as pessoas que vão realizar a doação do rim

• Atendimento domiciliar e ou hospitalar

• Supervisão em Psiconefrologia para psicólogos e equipe multiprofissional.

Algumas publicações que realizei nessa temática:

​

- Aspectos emocionais e psicossociais em pacientes renais pós-transplantados - Diaphora: Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, v. 14, n. 1 (2014) pp. 58 a 65.

​

- O Acompanhamento Terapêutico (AT) como ferramenta no tratamento de pacientes com doença renal crônica – siteat.net | Registro BN nº 673.071 publicado em 13/12/14.

​

- A Doença Renal Crônica e suas Implicações: A Importância do Papel do Psicólogo – VII Congresso Interamericano de Saúde, São Paulo (2013).

​

- A importância da intervenção Psicológica à Doentes Renais Crônicos e seus familiares (2012). Anais da Jornada de Psicologia da FADERGS (2012).

​

Acesse a página no facebook: https://www.facebook.com/doencarenalpsiconefrologia/

Grupo de Psicólogos - Rio Grande do Sul

Grupo-de-psicologos-rio-grande-do-sul